segunda-feira, 21 de junho de 2010

Nanotecnologia em cosméticos.

A Nanobiotecnologia é uma ciência que oferece a perspectiva de grandes avanços de melhoria da qualidade de vida em todas as áreas, principalmente os cosméticos. A atuação desta tecnologia permite desenvolver novos produtos e processos baseados na crescente capacidade da tecnologia moderna de ver e manipular átomos e moléculas na forma de partículas da ordem de nanômetros (um bilionésimo do metro.Por meio desta evolução tecnológica, a indústria de cosméticos conseguiu desenvolver técnicas que visam beneficiar a beleza capilar e corporal.A Nanobiotecnologia em cosméticos nada mais é do que o uso de partículas de substâncias já comumente encontradas nos produtos, como a vitamina C, reduzidas a um bilionésimo do metro. Bem menores, elas conseguem penetrar mais fundo na pele e, dessa forma, agir de forma mais eficaz.
A área de cosméticos vem empregando nanotecnologia nos mais diversos produtos, como: partículas metálicas para aumento de brilho em maquiagens; liberação em camadas mais profundas da pele de ativos anti-rugas; melhoria da textura do creme e formação de um filme mais eficiente de protetores solar, como exemplo, o emprego e nanopartículas de dióxido de zinco;micropartículas de vitaminas e de substâncias como colágeno penetram na pele para clareamento de manchas, redução da celulite.
No segmento voltado para os cabelos,existe a Nanoqueratinização que não atua em toda extensão capilar, somente onde precisa. Sendo assim, este processo evita que os fios fiquem pesados, tratando somente a parte necessitada, ou seja; as moléculas de queratina são introduzidas nas falhas ou fissuras dos fios de cabelo, recompondo sua fibra. Esse técnica condiciona um tratamento aos fios de maneira intensiva.Há também as nanoemulsões para cabelos que são hidratantes promissores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário